Itabuna inaugura unidades de saúde nos festejos da cidade‏

Postos totalmente recuperados
Ascom/Gabriel de Oliveira

A Prefeitura de Itabuna vai entregar oficialmente à população nos festejos do Dia da Cidade, no dia 28 de julho, às15h30min, as novas instalações do Centro Especializado de Prevenção ao Câncer (Ceprom), na Avenida Fernando Cordier, nº 122. No dia 30, acontece a solenidade de inauguração da reforma do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), às 10 horas, na Avenida Amélia Amado, nº 914, que substitui a Coordenação Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais Júlio Brito.  

Também na quinta-feira, dia 30, às 14 horas, a Prefeitura entregará à população do bairro Mangabinha a reforma da Unidade de Saúde da Família Nilton Ramos de Almeida, que está em pleno funcionamento, depois de passar por obras em sua estrutura como parte de um programa de qualificação de unidades de saúde. A USF do Mangabinha  tem capacidade para atender bem os cerca de sete mil moradores do bairro.

Nos próximos 30 dias mais quatro unidades de saúde serão entregues para a comunidade. A Secretária Municipal de Saúde conclui até a próxima semana as obras de ampliação e reforma completa das unidades básicas de saúde Möise Hage, no bairro Lomanto Júnior; Roberto Santos, no Santo Antônio; João José Soares, na Vila das Dores/Canecos; e Ubiratan Moreira, no distrito de Itamaracá.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os postos de saúde foram beneficiados com intervenções no telhado, troca de forro, recuperação de piso e paredes, revisão elétrica e hidráulica; substituição de vasos sanitários, pias e bancadas. Na unidade de Itamaracá, por exemplo, a pintura somente será concluída nesta sexta-feira.

   A reforma dos postos Möise Hage e José Soares está praticamente concluída, faltando somente troca de janelas, instalação de portas nos consultórios médicos e odontológicos, mobiliários e equipamentos. Na unidade Roberto Santos está sendo concluída a troca de forro e, na semana que vem será iniciada a pintura das grades da área externa e portões de entrada.    

Executadas com recursos próprios, as obras vão garantir melhores condições de trabalho e conforto para funcionários. Além de reformada, as unidades de saúde foram ampliadas, com a construção de salas para agentes de endemias e agentes comunitárias de saúde. 

A unidade da Vila das Dores também ganhou mais um consultório médico, salas de expurgo e observação de pacientes. A prefeitura vai entregar também nos próximos dias o Centro de Referência em Tratamento de DST/Aids e Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (Creadh), na Avenida Fernando Cordier.